NOS VEMOS EM JUNHO/2025
PARQUE IBIRAPUERA, SÃO PAULO
UMA EDIÇÃO HISTÓRICA
AFTERMOVIE OFICIAL
11ª EDIÇÃO 2024
MAIS DO QUE SÓ MÚSICA
Samsung
Best of Blues
performancers intensas e engajadas marcaram
a sexta edição do festival
15 E 16 DE SETEMBRO/2018
PORTO ALEGRE • SÃO PAULO
GRANDES NOMES DA GUITARRA EM UM ÚNICO FESTIVAL
Um espetáculo de guitarras das mais variadas tendências e influências é o que promete a edição de 2018 do Samsung Best of Blues, em Porto Alegre e São Paulo, nos dias 15 e 16 de setembro, respectivamente. Todos os shows serão gratuitos e abertos ao público. O destaque dos shows será o guitarrista internacional Tom Morello, assim como outros renomados músicos, como John5, Isa Nielsen e Camarones Orquestra Guitarrística.
Conhecido por solos de guitarra e acordes inovadores, Tom Morello é conhecido mundialmente tanto por sua carreira solo quanto como integrante das bandas de rock Rage Against the Machine e Audioslave – vencedoras de inúmeros Grammys e mais 30 milhões de álbuns vendidos mundialmente. O guitarrista foi inclusive reconhecido pela revista Rolling Stone como um dos “100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos (#26)”, Ele produziu e colaborou com artistas de diversos gêneros, entre eles WuTang Clan, Johnny Cash, Tool, John Fogerty, Anti-Flag, Public Enemy, Joe Strummer, Crystal Method, Street 13, Dave Mathews Band, Linkin Park, Travis Barker e Pete Seeger.
Há dois anos Morello se uniu aos colegas do Rage Against The Machine, Tim Commerford e Brad Wilk, além de B-Real do Cypress Hill, Public Enemy’s Chuck D e DJ Lord, para formar a banda Prophets of Rage. O primeiro álbum do grupo foi lançado em 15 de setembro de 2017. Morello anunciou recentemente seu novo álbum solo “The Atlas Underground” que apresenta parcerias com Bassnectar, Big Boi, Killer Mike, K.Flay, Portugal. The Man, Whethan, e Marcus Mumford, entre outros, irão ser lançados em 12 de Outubro de 2018.
O Samsung Best of Blues de 2018 apresenta ainda outros guitarristas renomados, entre eles o norte-americano John Lowery, que ficou conhecido como John 5 após entrar para a banda de Marilyn Manson, em 1998, como o quinto integrante. John tocou nas turnês “Rock Is Dead”, “Guns, God and Government” e “Grotesk Burlesk” e deixou a banda em 2004, para se dedicar ao trabalho solo e lançar os discos “Vertigo” (2004) e “Songs for Sanity” (2005), com participações de Albert Lee e Steve Vai. Ao mesmo tempo, começou a contribuir com o cantor Rob Zombie e formou a banda Loser, que teve fim em 2006. Seu novo trabalho solo “The Devil Knows My Name” veio em 2007, com participações de Joe Satriani, James Root (guitarrista da banda Slipknot), Eric Johnson e outros.
Já a banda Camarones Orquestra Guitarrística tem seis álbuns lançados e uma extensa videografia que conta com clipes, shows e documentários de turnês. Os dois últimos discos do grupo foram produzidos em parceria com o selo paulista Hearts Bleed Blue. O som do Camarones é considerado rock dançante instrumental, pois une elementos de surf music, ritmos brasileiros e Ska. Formam a banda os músicos Ana Morena (baixo), Anderson Foca (guitarra), Yves Fernandes (bateria) e Alexandre Capilé (guitarra).
Completando os convidados do evento, Isa Nielsen é uma guitarrista que começou a tocar aos 14 anos e logo montou sua primeira banda. Ela participou de Reality Shows como Rocka Rolla e Dia Mundial do Rock, ambos na MTV, com a banda Detonator e as Musas do Metal, com a qual se apresentou em 2012 no VMB –MTV.
MARCAS PRESENTES NESTA 6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL
TOM MORELLO
Em 2020, o jornal usa today repercutiu uma discussão que o guitarrista Tom Morello protagonizou no Twitter. “Continue falando e arruinando sua base de fãs”, escreveu o usuário Scott Castañeda, referindo-se às “besteiras políticas” das composições recentes de Morello. “Scott!! De qual música minha você gosta que não tem ‘besteira política’? Preciso saber para deletá-la do meu catálogo”, ironizou o líder da combativa banda Rage Against the Machine. Tom Baptiste Morello nasceu em Nova York, em 1964, mas cresceu em Libertyville (Illinois).
Na adolescência já dividia o interesse entre música e política – tanto que se formou em Estudos Sociais pela Harvard University. Por outro lado, seu talento o levou a ser eleito o quinto melhor guitarrista durante as décadas de 1980, 90 e 2000, em enquete organizada pela emissora britânica BBC. Desde o início de sua carreira, Morello tem deixado claro, em canções e atitudes, que não encara a música como objeto de entretenimento – utiliza-a, antes de tudo, como instrumento político.
Uma rara exceção foi sua fase com o Audioslave, ao lado do vocalista Chris Cornell e dois de seus parceiros de RATM, o baixista Tim Commerford e o baterista Brad Wilk.
Os fãs que conhecem a trajetória de Morello não se surpreenderam quando ele comandou atos de protesto durante o Best of Blues 2018. Nos shows que fez em Porto Alegre e São Paulo, ele mostrou à plateia um cartaz colado nas costas da guitarra, com o slogan “Justiça para Marielle” – referência ao assassinato da vereadora Marielle Franco seis meses antes, que ainda não havia sido desvendado.
JOHN 5
Quando era criança, ele adorava filmes de terror com monstros, fantasmas e mortos-vivos assustadores. Na adolescência, já convertido ao rock e tocando guitarra, seu grupo favorito era o Kiss. Nada mais natural, portanto, do que vê-lo entrar no palco do Best of Blues 2018 maquiado como uma assombração.
O destino sempre conspirou a favor de John William Lowery, que nasceu em Gross Point (Michigan), em 1970. Em 1998, ao voltar de uma turnê europeia com a banda 2wo, recebeu um convite para almoçar com Marilyn Manson, que estava à procura de um guitarrista para sua turnê Rock Is Dead.
Além de contratá-lo, Manson o rebatizou como John 5 – a persona que decidiu manter ao sair da banda, em 2003, para seguir em carreira solo. Bizarrices à parte, John é um guitarrista criativo e capaz de tocar diversos gêneros. Tanto que seu histórico de colaborações inclui artistas de estilos variados, como KD Lang, David Lee Roth, Rod Stewart, Alice Cooper, Tina Guo e Rob Zombie.
Em outubro de 2022, a banda norte-americana Mötley Crüe anunciou a aposentadoria de Mick Mars, seu guitarrista e membro fundador. Comunicou também que John 5 seria seu substituto.
ISA NIELSEN
Dois anos após seu elogiado show na edição de 2018 do Best of Blues, a guitarrista Isa Nielsen iniciou uma nova fase na carreira.
Depois de tocar com as bandas Metalmania, Volkana e Musas do Metal, ela formou o Distorted Duo com o guitarrista e produtor Tiago de Moura, projeto autoral calcado em canções, que permitem a ela se aprimorar como vocalista.
Isabela Nielsen nasceu na Dinamarca, em 1991, e tinha apenas dois anos ao se mudar com a família para São Paulo. Já gostava de rock e metal aos 14 anos, quando começou a tocar guitarra.
Entre as primeiras influências, ela inclui os guitarristas Steve Vai e Lita Ford, assim como as bandas Van Halen, Black Sabbath, Vixen e Megadeth.
O fato de mais mulheres estarem ganhando destaque na cena do rock é motivo de comemoração. “Tenho visto mais garotas tocando por aí, o que é muito bom”, ela declarou. “Espero que mais e mais mulheres ocupem seus espaços na música, assim como em outros lugares da sociedade.”
CAMARONES
ORQUESTRA
GUITARRÍSTICA
Basta assistir a um trecho de um show dessa banda de natal (RN) para se notar o prazer que seus músicos transmitem ao tocar para uma plateia. “Somos movidos pela alegria de fazer música e estar na estrada”, confirma o guitarrista e produtor Anderson Foca, que tomou a iniciativa de convidar músicos para formarem um projeto instrumental com repertório de temas de desenhos animados e filmes.
Em três meses de ensaios, o grupo já possuía um repertório com composições autorais. A formação já sofreu algumas mudanças, mas nos últimos anos tem se mantido estável como um quarteto, com Foca, Ana Morena (baixo), Alexandre Capilé (guitarra) e Yves Fernandes (bateria).
Com oito álbuns lançados em 12 anos de carreira, o Camarones Orquestra Guitarrística já cruzou o país em turnês, além de ter levado seu rock dançante de ascendência punk para festivais cultuados como o Primavera Sound Barcelona e o Rock in Rio, além da edição de 2018 do Best of Blues em São Paulo e Porto Alegre.
GENERAL
BONIMORES
A carreira desta jovem banda gaúcha ganhou impulso em 2014, ao sair vencedora do concurso Samsung eFestival, eleita pelo voto popular.
Como prêmio, recebeu o privilégio de dividir um show com ninguém menos que o mestre Gilberto Gil, no Parque Ibirapuera. Formado em 2010, em Passo Fundo (RS), o General BoniMores (em latim, “boni mores” significa boas maneiras) começou misturando canções próprias com versões de sucessos de grupos e artistas que o influenciaram, como Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, Raul Seixas, Legião Urbana e Mutantes.
Já em 2018, a banda acrescentou outro feito invejável em seu currículo: dividiu o palco com o guitarrista Tom Morello, a convite do Best of Blues Festival, em Porto Alegre.
AFTERMOVIE OFICIAL
MERGULHE DE CABEÇA NO #BESTOFBLUESANDROCK ATRAVÉS DAS NOSSAS LENTES